01 maio, 2012

Estilhaça-me de Tahereh Mafi - Resenha

Estilhaça-me é uma obra que vendeu muitos exemplares nos Estados Unidos, entrando para a lista dos mais vendidos do The New York Times e recebendo muitas críticas positivas. Embalado nesse sucesso, a Novo Conceito trouxe após meses do lançamento esse livro para o seu catálogo, para a alegria de muitos fãs que queriam logo conferir essa novidade. Foi um ótimo trabalho da editora, já que no normal a tradução demora cerca de um ano para ser lançada oficialmente no Brasil.

Tentei ser curto na resenha que se segue, de tão boa e intensa que é a história, foi difícil se conter para não contar tudo e nem escrever spoilers.


Juliette tem apenas 17 anos e está presa em um local para pessoas loucas, mas ela em si não é maluca, apenas tem um dom incontrolável, seu toque é letal, inconscientemente ela já matou um garotinho através de um simples toque ao tentar ajuda-lo. Seus pais a largaram após esse episódio, quando ela tinha apenas 14 anos, ela passou a ser considerada um perigo para as pessoas. Na escola sempre era alvo de sussurros, as vezes atiravam pedras nela, mas Juliette nunca revidou, pelo ao contrário, via tudo isso acontecendo e não fazia nada. Faltava para ela amor, compreensão, e a razão para viver, coisas que ela ainda não conhecia. Trancafiada a 264 dias, sem uma comida decente e condições precárias de sobrevivência, ela não mantém esperanças, não conversou com ninguém durante esse período, contava apenas com um bloco e uma caneta na qual fazia suas anotações. Mal sabia a cor de seus olhos, pois até então sequer se olhou no espelho. Essa era a vida que Juliette levava, uma triste rotina, até ganhar um companheiro de cela, um garoto que ela conhecia de infância, Adam, a partir daí tudo começa a mudar.

No mundo, devastado pelas ações humanas, estava imposto no mundo um sistema de governo chamado de Restabelecimento, que tentava controlar todos os problemas que levaram a devastação do meio-ambiente em geral, esse governo, bastante ditatorial, pregava o fim de qualquer prática que levasse a ideias do mundo em que vivemos hoje, uma nova língua unificada para todas as nações estava sendo criada, obras estavam sendo queimadas, toda identidade do mundo está morrendo aos poucos através do Restabelecimento. Quem discordasse das leis impostas era simplesmente morto pelos soldados que serviam ao líder do movimento. E por razões de interesse, o Restabelecimento quer Juliette viva, e o líder vai fazer de tudo para conseguir o que quer com a jovem.

Juliette é importante para o Restabelecimento porque ela pode servir como uma arma, algo que possa torturar qualquer pessoa, mas ela não quer fazer mal a qualquer pessoa, porém o poder da escolha de seu destino não está em suas mãos, e para ela reverter essa situação precisará correr contra o tempo e pensar em um modo inteligente para sair das garras de Warner, um influente líder político desse sistema. 

Através de muito suspense, romance e de um enredo totalmente diferente dos encontrados até então, Tahereh Mafi nos conta a vida de Juliette em primeira pessoa, de uma maneira em que possamos viver todos os agonizantes dias da protagonista ao seu lado na história. E claro, é difícil largar o livro enquanto não chegamos no final da narrativa.

O recurso de riscar as palavras, da substituição das vírgulas pelo ''e'' e da repetição de frases durante a narrativa que a autora utilizou, não deixou a história confusa, pelo contrário, nos ajuda nos identificar ainda mais com os sentimentos da jovem Juliette que nos conta sua trajetória.

Estilhaça-me é um livro que vale a pena ser lido, faz parte de uma trilogia, onde o segundo volume será lançado nos EUA no início de 2013.

“Olho para a porta e me pergunto o que me espera do outro lado.
Olho para a janela e me pergunto se verei alguma vez um pássaro voar.
Olho para o relógio na parede e me pergunto o que significa viver novamente (…)”

Personagens com personalidades bem definidas, bem descritos e que nos fazem apaixonar logo ao conhece-los; Um enredo intenso em um ambiente novo criado pela autora; Romance capaz de fazer qualquer leitor apaixonar pelo casal; Poderes e confrontos; Tudo isso reunido em um único livro, em uma obra sedutora e eletrizante chamada ESTILHAÇA-ME.


Tahereh Mafi
Tahereh Mafi é uma garota. Ela nasceu em uma cidade pequena em Connecticut e, atualmente, mora no Condado de Orange, Califórnia, onde o clima é um pouco perfeito demais para seu gosto. Quando não consegue achar um livro, ela é vista lendo embalagens de balas, cupons e receitas antigas. Estilhaça-me é seu primeiro romance.  Você pode visitar o www.taherehmafi.com ou segui-la no Twitter (@TaherehMafi).

Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

22 comentários:

  1. Excelente a sua resenha, aumentou ainda mais a minha vontade de lê-lo.
    Estilhaça-me parece ser muito bom, só vejo criticas positivas sobre ele.
    É o tipo de leitura que prende os leitores até o fim da história.
    Espero ler ele em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Imaginava uma história diferente. O que achei que encontraria no livro passou longe do que li aqui. Mesmo assim, me interesso pela leitura.
    Logo que a editora lançou nas redes sociais a capa e sinopse já me interesse. O que me chamou mais a atenção é o dom que Juliette carrega. Se o Restabelecimento conseguir capturá-la, eles terão uma arma poderosa em suas mãos.
     

    ResponderExcluir
  3. Bem intrigante esse livro, me interessei bastante. Vc deixou minha curiosidade aguçada. ;)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Caíque! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já recebi o kit, está na minha lista de leitura!! *-*

    Beijo,Wanessa Guimarães
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Caíque,
    Ah ainda não li o livro, mas será uma das minhas próximas leituras rs. Mas por se um trilogia, estou aguardando um pouco, pois não gosto de um espço muito grande entre um volume e outro rs.
    Sua resenha está ótima, já li diversas e você conseguiu colocar algo a mais, pra deixa minha curiosidade aumenta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que dom do mal. Não gostaria de ter esse poder. Mas voltando a sua resenha. Eu amei e espero um dia ler o livro. A curiosidade bateu na minha mente e agora quero saber no que vai dar a história. 

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro.Adoro livros desse gênero e esse parece ser fantástico,apesar de ser trilogia e ter que ficar esperando sair os outro

    ResponderExcluir
  9. Só por ser um livro distópico já tá na lista! Fiquei preocupado, com o pessoal falando dessa repetição e das linhas rabiscadas, bom saber que não atrapalha. Todo lance com os poderes parece ser bacana também, lembra X-Men. Ansioso pra ler!

    ResponderExcluir
  10. Quando eu ouvi falar sobre esse livro, jurei que era mais um daqueles Young Adult completamente desinteressantes mas² folheando o livro na livraria não me pareceu ser aquela história bobinha que eu estava esperando. 
    Aí começaram a pipocar resenhas em tudo que é canto, e eu comecei a ficar louca de vontade de ler, haha.
    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Noooossa, fiquei ansiosíssima pra realmente ler o livro, e não só ficar nessa resenha, pelo que eu vi, Juliette vai viver um grande amor, e nossa, coitada dela, :/ pelos poderes que ela tem, será que ela conseguirá transformar esse poder para ajudar as pessoas ? Incrível livro, espero que seja ótimo o livro, estilhaça-me,imagino lendo esse, e então tres ? Normalmente eu leio um livro em 2 dias. Esse então, vou ler em horas ! Fascinante ! 

    haa, estou participando da promoção, ficarei alucinada se ganhar, amo ler ! Adorei viu Tahereh Mafi ! 

    Larissa Evelyn

    ResponderExcluir
  12. Estilhaça-me é um livro maravilhoso e sua resenha ficou a altura do livro, parabéns!
    Amei esse recurso q ela usou de riscar as palavras, através disso nos envolviamos mais com a Juliette, estou super mega hiper ansiosa para saber a continuidade e para devorar o segundo livro, pena que ainda vai demorar!!!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Nossa, eu já li o livro e é muito bom mesmo. Adorei o estilo da narrativa da autora, apesar de ter ficado um pouco perdido no início.
    Infelizmente a continuação só sai ano que vem. É uma pena demorar tanto assim para dar continuidade à uma história cativante como essa.

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  14. O livro "Estilhaça-me" parece ser daqueles que a gente não consegue parar de comentar com a família, amigos, entre outros. Ao ver a capa, logo que o livro foi lançado, eu já pensei que seria muito bom. Eu, particularmente, adorei a resenha.. É um livro diferente, que tem todas os traços para prender a atenção do leitor em cada página virada. E os recursos usados pela autora nos ajuda mesmo a identificar os sentimenos vividos pela protagonista. Seu toque é poder, seu toque é letal;  "Estilhaça-me" já conquistou várias pessoas e espero ser a próxima!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a maneira como a autora descreve os sentimentos mais profundos de Juliette através dos sobrescritos (aqueles tracinhos em cima das linhas). A capa também ficou maravilhosa e, apesar de ainda não ter lido o livro, só leio coisas boas a respeito dele. Tem muito potencial! É uma pena que a continuação vai demorar bastante pra chegar =/

    ResponderExcluir
  16. Eu morria de preconceito com a capa desse livro, já vi muita gente achando linda mas eu não gosto. Mas aí vi numa resenha que muitas pessoas estavam comparando a X men aí cai de amores rsrsrsr
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro por causa da capa que eu achei linda e a sinopse que me chamou muito a atenção.
    Lendo a resenha além de ver semelhança com a Vampira de X-men eu percebi também a semelhança com o livro Destino.
    Estou muito curiosa para ler.
    Bjins.

     

    ResponderExcluir
  18. Luiz Augusto Lucas da Silva2 de agosto de 2012 às 20:53

    Nossa agradeço mto ao Caique por ter me lembrado pelo face de que ainda faltava comentar aqui,achei que já era válido só aonde estava falando da promo,mas olha eu espero ganhar esta maravilha pq não é primeira vez que luto por ela mas tenho fé que desta vez vou ganhar rsrsrs ;D

    ResponderExcluir
  19. Já havia visto alguma coisa sobre o livro, mas essa foi a primeira resenha. Gostei muito, estou ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  20. muito boa resenha , quero muito ler ! 

    ResponderExcluir
  21. Acho muito bom o trabalho que o Caiaque faz neste blog,
    Parabens,
    Eduardo Filho 
    @GuardiaoDudu 

    ResponderExcluir
  22. Comprei o livro Starters, e dentro do mesmo veio um panfleto sobre o livro Estilhaça-me, ai lembrei que já tinha visto algo sobre o livro aqui, e vim ler a resenha, agora mais do que nunca, estou morrendo de vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir