10 maio, 2012

Garota Replay de Tammy Luciano [Resenha]

   Garota Replay é um dos lançamentos nacionais da Editora Novo Conceito com o selo Jovem, e que vem recebendo muitas críticas positivas pelos blogueiros e leitores. A autora dessa obra, Tammy Luciano,  já escreveu mais de 30 peças de teatro, já foi repórter do TV Fama, fez participações em novelas e séries famosas, foi colunista em vários meios de comunicação, professora de teatro e é viciada na escrita.

''Fiquei estarrecida pensando em como a vida às vezes se torna fácil e sem explicação. Alguns acontecimentos que podem parecer comuns, entalam e não acontecem. Em outras situações, você os acha quase impossíveis e acontecem como mágica''

   Thizi é uma jovem de apenas 20 anos, e tem uma vida tranquila e equilibrada, como muitas jovens na sua idade tanto querem. Mora em um apartamento de frente para o mar no Rio de Janeiro, tem um carro zero que foi presente de seus pais, que são um pouco ausentes na vida da garota já que eles gostam de viajar pelo mundo afora para conhecer novos lugares e cultura. Logo ela mora com uma empregada que cuida dela desde os cinco anos de idade. Thizi também tem grandes amigos e um namorado.
   Toda essa tranquilidade começa a mudar na vida da garota como uma caixa de surpresas. Em uma noite, seu namorado a trai, briga com o melhor amigo dela que decide dar um tempo na amizade que vinha pendurando a anos. Para completar a situação, Thizi encontra uma garota que nem a ela, ou melhor: outra Thizi, só que mais bonita e feliz, uma Thizi melhorada. Ao tentar conversar com essa igual, a Garota Replay chama Thizi de idiota.
   Após essa situação, Thizi quer descobrir a qualquer custo quem é essa Garota Replay, pensa em todas as possibilidades, como em ter uma irmã gêmea, ou mesmo estar ficando maluca. Pensa se é coincidência o aparecimento dessa garota no exato momento que sua vida está de cabeça para baixo ou se tinha visto ela por acaso.
   Thizi agora precisa descobrir quem é a Garota Replay e o porque dela ter aparecido logo agora, além de  reatar a amizade com Tadeu e dar um novo rumo a sua vida que se tornou muito agitada após essa série de acontecimentos.
   O que deixa o livro mais interessante é a maneira em que a autora guia o desenrolar da história, não é uma narrativa simples com o enredo e um simples final e desfecho, pelo contrário, o final é surpreendente e imprevisível, além de ser muito bonito e inteligente, trazendo de certo modo uma reflexão para nossa própria vida.

"O que você faria no meu lugar? Sai para dançar, tentando esquecer a traição do seu ex-namorado e todas as burradas que ele fez em uma mesma noite, e lá se vê linda e maravilhosa dançando. Perceber que seu rosto não é único no universo não é algo corriqueiro. Ah, claro, eu tenho uma igual a mim, me passa o sal! Nãããão! Tudo tinha mudado daquele segundo para sempre."

   Garota Replay é narrado em primeira pessoa, sendo que é muito legal o modo que Thizi nos conta sua vida. A narrativa possui um ótimo, leve e inteligente enredo que nos segura da primeira a última página, logo é possível ler a obra em uma tarde sem ao menos ver o tempo passar. Também é possível nos identificar com os personagens do livro, o que deixa a história muito interessante, mas ainda faltou um pouco em relação a isso. No geral, gostei muito do livro e indico de verdade para quem quer ler um livro curto, bom e com um final surpreendente.

" - Porque às vezes a gente precisa se cutucar, acordar pro mundo. Nem todos têm coragem para dizer: que porcaria você está fazendo com a sua vida? "

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Garota Replay de Tammy Luciano
Páginas - 144
Editora - Novo Conceito / Jovem
Lançamento - 2012
ISBN: 9788581630076
Nota:  (4 de 5)
--------------------------------------------------------------------------------------------------


Caíque Fortunato - Skoob / Twitter / Facebook
Copyright 2012© - MyFreeCopyright. Todos os direitos reservados.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

18 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Caíque! Estou ansiosa para ler Garota Replay! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caíque, muito obrigada pelo carinho com Garota Replay! Fico feliz de saber que curtiu o livro. Vi sua resenha no Skoob e corri aqui para comentar. Muito sucesso para o seu Blog!
    Bjinhos. Tammy
    @tammyluciano 

    ResponderExcluir
  3. Oiii Caique..
    Aiii que bom que tu gostou do livro. Eu achei ele bem fraquinho.. muito previsivel. Pra mim a ideia da trama é super legal, mas poderia ter sido melhor desenvolvida. Mas, como eu tb comentei na minha resenha, acho que o livro é bem direcionado a um publico bem adolescente, então acho que já passou da minha epoca. Mas gostei de suas colocações.

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  4. Minha namorada ta louca para ler este livro, ainda mais porque ele é fininho hehe. Ótima resenha Caique! 

    Vou por o link da resenha na postagem divulgando os parceiros, confira lá no www.epidemiadelivros.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Caique!

    Estou lendo esse livro, sem dúvidas o mistério da garota Replay nos deixa curiosos para desvendar esse mistério. Estou prestes a desvendar rs. Final surpreendente é? hum..provavelmente termine amanhã..
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito legal a resenha e me deixou muito curiosa para saber mais sobre a Garota Replay.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  7. La Mademoiselle http://mademoi2 de agosto de 2012 às 20:53

    Oi,

    já li esse livro, mas não gostei tanto dele assim. Achei que o final foi muito bobo e o livro um pouco cansativo.  

    Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Realmente o final foi surpreendente, e por isso eu gostei do livro, mas confesso que no começo quase pensei em desistir rs
    bjos

    ResponderExcluir
  9.  Eu estava curiosa para saber como era a trajetória desse livro. No início pensei que seria um pouco bobo, mas não, parece ser um livro que faz com que a gente reflita sobre certos acontecimentos da nossa vida e que nos deixam, muitas vezes, sem saber como agir diante disso tudo.
    Parabéns pela resenha! Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Olha... Eu não sei se eu leria esse livro, mas sabe aquela curiosidade... Acho que fico com a minha amiga curiosa e vou tentar conseguir o livro e ler...
    Gostei da resenha. 

    ResponderExcluir
  11. Amei a capa e apesar do livro se bem fininho me deu muita vontade de ler.Deve ser muito ruim dar de cara com alguém igualzinho você

    ResponderExcluir
  12. muito legal esse livro, me lembrou um filme com a lindsay lohan que ela vai para um acampamento e encontra uma menina igual a ela.
    eu gosto desse tipo de romance, o livro parece ser mto bom.
    Abrçs

    Rian 
    Eu & Livros
    euelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Pelas resenhas que eu li até aqui, esse livro me parece muito bom mesmo, a cada resenha lida o meu desejo de ler esse livro vai aumentando!

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro, todas as criticas que li até agora foram boas, estou esperando a oportunidade para ler.

    ResponderExcluir
  15. Tenho certa curiosidade em ler esse livro!!!!!! Parece ser simples, porém cativante, gosto de livros assim!!!!!!! além disso fico imaginando como me sentiria se encontrasse alguém idêntica a mim, rsrs
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  16. Quero ler esse livro faz um tempinho já, mas acho o preço alto ainda.
    A história parece ser interessante. Eu me deseséraria se encontrasse alguém como eu e não saber o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  17. Tô mega ansiosa pra ler logo esse livro... tenho muita curiosidade, pq já vi resenhas que falam bem dele, outras nem tanto assim, quero tirar minhas próprias conclusões.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  18. Adorei as informações sobre a autora, o livro tem uma capa linda e a estória parece mesmo ser muito legal! Adorei! rs

    Beijos,

    Marcelle - http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir